Insights > Client Alert
Client Alert
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo regulamenta classificação de contribuintes do ICMS no âmbito do Programa “Nos Conformes”
11 de setembro de 2019
Foi publicado, em 07.09, o Decreto do Estado de São Paulo nº 64.453/2019, que regulamenta a classificação de contribuintes do ICMS no Programa de Estímulo à Conformidade Tributária – “Nos Conformes”.
De acordo com tal norma, os contribuintes paulistas serão classificados de ofício nas categorias “A+”, “A”, “B”, “C”, “D”, “E” e “NC” (Não Classificado) com base nos seguintes critérios:
- obrigações pecuniárias tributárias vencidas e não pagas relativas ao ICMS, em função do tempo de atraso no pagamento; e
- aderência entre escrituração ou declarações e os documentos fiscais emitidos pelo contribuinte ou a ele destinados.
Os contribuintes na situação cadastral “não ativa” serão enquadrados na categoria “E”, enquanto a categoria “NC” terá caráter transitório, em função da necessidade de implantação gradual do sistema de classificação e quando do início das atividades do contribuinte.
A classificação será o resultado da aplicação combinada dos critérios acima e levará em conta os fatos geradores ocorridos a partir de 01.05.2018, considerando todos os estabelecimentos em conjunto.
O contribuinte poderá consultar a classificação que lhe foi atribuída até o 5º dia útil de cada mês. Ela se tornará pública se houver concordância com a categoria.
Caso o contribuinte opte por contestar a classificação que lhe foi atribuída, poderá ser apresentado pedido de discordância, requerendo a correção de erro material na aplicação dos critérios de classificação, indicando o critério contestado.
Em caso de deferimento desse pedido, a classificação será alterada. Contudo, após a análise da discordância, não haverá recurso ou pedido de reconsideração.
Ademais, ressaltamos que, muito embora a Lei Complementar nº 1.320/2018, que instituiu o Programa “Nos Conformes”, estabeleça como um dos critérios de classificação dos contribuintes, o perfil de seus fornecedores, o Decreto em questão não incluiu tal critério como base para classificação, em linha com o que prevê a Resolução SF 105/2018, que dispõe sobre a implantação gradual do sistema de Classificação dos Contribuintes do ICMS, instituído no âmbito do “Nos Conformes”.
Estamos à disposição para quaisquer providências ou esclarecimentos adicionais necessários.
Sócios Relacionados
Advogados Relacionados
Jatyr da Silva Gomes Neto