Insights > Client Alert
Client Alert
Projeto de lei propõe critérios mínimos às gerenciadoras de risco e seguradoras para análise de perfil de risco dos transportadores de cargas
9 de abril de 2024
Em 27 de março de 2024, o Projeto de Lei nº 1.015/2024 (“PL”), de autoria do deputado federal Felipe Saliba (PRD/MG), foi apresentado à Câmara dos Deputados, a fim de estabelecer obrigações aos gerenciadores de risco e seguradoras em relação aos motoristas e ajudantes submetidos a análise de perfil de risco para fins de transporte de cargas.
Se aprovado, o PL alterará a Lei nº 11.442/2007, por meio da inclusão do artigo 13-C. Segundo o artigo, caso seja verificada a não adequação do perfil do motorista ou ajudante, as gerenciadoras de risco e seguradoras serão obrigadas a informar as razões de tal inadequação e detalhar, no mínimo, os seguintes critérios que influíram em sua decisão:
- idade e condição de saúde;
- histórico profissional, a exemplo de multas, acidentes de transporte e envolvimento em sinistros; e
- envolvimento em processos criminais, cíveis, trabalhistas, entre outros.
A norma apresentada também impõe que as seguradoras e gerenciadoras de risco informem os critérios para alteração de sua conclusão inicial caso haja eventual alteração de posicionamento quanto à adequação de motoristas e ajudantes anteriormente considerados compatíveis com o perfil de risco.
Além disso, a conclusão e os critérios listados pelas gerenciadoras de risco e seguradoras deverão ser enviados, por via física ou eletrônica, aos motoristas e ajudantes que os solicitarem, mantendo-se o sigilo quanto às informações que envolvam terceiros.
Por sua vez, caberá à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) fiscalizar o preenchimento de tais requisitos e, na hipótese de descumprimento, as supervisionadas estarão sujeitas a sanção administrativa, com valor mínimo de R$ 5.000,00 e valor máximo limitado a 2% do faturamento bruto da empresa que infringiu a norma, sem prejuízo de aplicação de multas adicionais diante da identificação de outras infrações.
Segundo o deputado e autor do PL, a legislação sobre o setor de transporte rodoviário vem sendo aperfeiçoada ao longo dos últimos anos, no entanto, carece de uma disposição que assegure critérios mínimos e transparência no processo de análise de perfil de risco dos profissionais envolvidos no transporte, em detrimento da atuação dos profissionais de transporte.
Atualmente, o PL está em estágio inicial e aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para seu regular prosseguimento na casa.
A equipe de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Saúde Suplementar do Demarest acompanhará os desdobramentos do PL e permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Sócios Relacionados
Advogados Relacionados
Isabel Mazzetto
Juliana da Silva Piolla
Lucas Nascimento
Thales Dominguez Barbosa da Costa
Áreas Relacionadas
Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Saúde Suplementar