Insights > Client Alert
Client Alert
Programa de Investimento Responsável da ONU publica benchmark de direitos humanos para investidores
8 de novembro de 2022
Em 30 de agosto de 2022, o grupo da Organização das Nações Unidas de Princípios para Investimento Responsável (“PRI”) publicou documento que identifica 18 metodologias para referências de direitos humanos, voltadas a apoiar investidores institucionais na avaliação de desempenho dos direitos humanos das empresas investidas.
Os dados de referência de direitos humanos divulgados pela PRI abrangem 11 setores e 24 grupos industriais. Os parâmetros considerados em cada metodologia variam de igualdade de gênero e racial à liberdade de expressão, privacidade e combate ao trabalho escravo e infantil.
De acordo com o PRI, a responsabilidade dos investidores de observar os direitos humanos nos investimentos realizados é formalizada nas Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais e nos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGPs).
Cada metodologia descrita no documento traz o contexto e objetivo do estudo, a abordagem metodológica, o escopo do setor, o escopo das companhias, a abrangência geográfica e os tópicos em foco.
A equipe de ESG do Demarest está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.