
Marcus Fonseca
Bancário e Financeiro Blockchain e Ativos Digitais
+55 11 3356 1306 mvfonseca@demarest.com.br São Paulo
Sócio da área de Bancário e Financeiro do Demarest, Marcus Fonseca é mestre em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), pós-graduado em Direito Empresarial pela mesma instituição e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Possui forte atuação em assuntos relacionados a meios de pagamento, fintechs, blockchain, ativos virtuais, crowdfunding, open finance e sandbox regulatório, além do desenvolvimento de novas estruturas e modelos de negócio. Marcus também atua na assistência a clientes em transações financeiras corporativas e de financiamento de projetos nacionais e internacionais. Assessora subscritores e emissores em ofertas públicas de valores mobiliários, bem como em assuntos relacionados a operações de câmbio, derivativos, formação de fundos e compliance por instituições financeiras com regras e regulamentos relevantes. Dentre seus clientes estão grandes empresas de tecnologia, fintechs, instituições financeiras, entre outros. Marcus Fonseca é reconhecido em algumas das mais relevantes publicações legais, como Chambers, The Legal 500 e IFLR.
- Assessorou diversas fintechs na obtenção de licença para atuar como instituições financeiras ou de pagamento, com foco no oferecimento de produtos de pagamento e concessão de crédito, bem como no desenvolvimento de novos produtos financeiros.
- Assessorou grande empresa no setor de resseguros no desenvolvimento de novos produtos financeiros para financiar produtores rurais no Brasil.
- Assessorou bancos estrangeiros em empréstimo sindicalizado a multinacional do setor de laminação e reciclagem, no valor de 1,5 milhão de euros.
- Assessorou grande empresa de tecnologia italiana na emissão de bonds e financiamento externo, no valor total de 160 milhões de euros.
- Assessorou banco multilateral de desenvolvimento em operações de financiamento a empresas brasileiras, com fins de promover inovação e sustentabilidade na região da Amazônia, no valor agregado de 280 milhões de euros.
- Mestrado em Direito dos Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil (2018).
- Pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil (2013).
- Bacharelado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Paraná, Brasil (2011).
- Português e Inglês