Insights > Client Alert
Client Alert
Petrobras e CADE celebram termo de compromisso de cessação para desinvestimento de refinarias
12 de junho de 2019
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE homologou nesta terça-feira, 11 de junho de 2019, um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com a Petrobras para desinvestimento de ativos da estatal no mercado de refino.
Conforme informado pela Petrobras, o TCC envolve a venda de 8 das 13 refinarias detidas pela companhia atualmente. Os ativos já foram divulgados no âmbito do Comunicado ao Mercado:
- Refinaria Abreu e Lima (“RNEST”);
- Refinaria Landulpho Alves (“RLAM”);
- Refinaria Gabriel Passos (“REGAP”);
- Refinaria Presidente Getúlio Vargas (“REPAR”);
- Refinaria Alberto Pasqualini (“REFAP”);
- Refinaria Isaac Sabbá (“REMAN”);
- Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (“LUBNOR”); e
- Unidade de Industrialização do Xisto (“SIX”).
O TCC ainda restringe a aquisição de algumas dessas refinarias pelo mesmo comprador ou grupo econômico, na mesma região, por haver concorrência potencial entre elas, sendo:
- RLAM e RNEST;
- REPAR e REFAP; e
- REGAP e RLAM.
A Petrobras tem até 31 de dezembro de 2021 para concluir o projeto. A Companhia deverá divulgar teasers sobre estes processos de desinvestimento.
Além deste projeto, há diversas medidas em andamento para promover maior competitividade no mercado brasileiro de combustíveis, em especial o fim da restrição à verticalização entre distribuidores e revendedores. Neste sentido foi publicada a Resolução CNPE nº 12/2019, que confere prazos à ANP, MME e demais órgãos do Executivo Federal para conclusão de estudos com o objetivo de atualizar o arcabouço regulatório do setor de abastecimento de combustíveis.
Nossas equipes de Petróleo e Gás e de Concorrencial estão à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos a respeito deste assunto.