Insights > Client Alert
Client Alert
Licenciamento Ambiental no estado do Rio de Janeiro – Sentença em ação popular determina abstenção da emissão de novas licenças pelo estado
6 de fevereiro de 2023
No dia 23 de janeiro, foi proferida Sentença no âmbito de Ação Popular ajuizada por dois cidadãos contra o Estado do Rio de Janeiro, Secretário do Meio Ambiente e Município do Rio de Janeiro.
Tal sentença aborda pontos importantes como a competência do Conselho Estadual do Meio Ambiente (“CONEMA”) e a emissão de novas licenças ambientais, o que tem gerado alguns questionamentos e posicionamentos – a exemplo de Nota Oficial emitida pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMA), com foco nas repercussões do julgamento ao licenciamento em âmbito municipal.
Em suma, a Sentença:
(i) Declarou a nulidade das sessões e deliberações do CONEMA, em especial as Resoluções nº 88 (aprovação do regimento interno) e 89 (regulamentação das audiências públicas virtuais durante o período da pandemia), ambas editadas em 2020, diante da nomeação considerada irregular dos representantes do Poder Público, bem como da falta de paridade no Conselho.
(ii) Determinou a abstenção da concessão de novas licenças ambientais pelo Estado do Rio de Janeiro, até que as irregularidades ora apontadas sejam sanadas.
Importante tecer algumas considerações sobre o assunto.
Sobre a Sentença, ainda cabem questionamentos. Assim, seus efeitos ainda não seriam aplicados de imediato, sendo cabível e esperado recurso por parte Estado do Rio de Janeiro, Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade e/ou Município do Rio de Janeiro.
Ainda, há diversos aspectos jurídicos a serem observados com relação à interpretação dada pela Sentença quanto à possibilidade de se questionar a validade de atos praticados durante processo de licenciamento e que possam ter sido realizados observando diretrizes estabelecidas pelo CONEMA.
Importantes desdobramentos devem ocorrer, seja com a interposição e o avanço dos recursos perante o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, ou com eventuais medidas a serem adotadas pelo CONEMA e as administrações públicas estadual e municipal.
A equipe Ambiental do Demarest se encontra à disposição para fornecer mais informações e esclarecer quaisquer dúvidas que se façam necessárias.