Insights > Boletins
Boletins
Informe ESG | Brasil e Japão assinam primeiro acordo bilateral visando a incentivar o crescimento do mercado regulado de créditos de carbono
18 de agosto de 2022
[vc_row css=”.vc_custom_1655220644729{margin-top: 0px !important;margin-right: 0px !important;margin-bottom: 0px !important;margin-left: 0px !important;}”][vc_column][vc_column_text]O Ministro do Meio Ambiente do Brasil e o embaixador do Japão no Brasil celebraram um acordo para fomentar o mercado regulado de créditos de carbono, a fim de diminuir emissões de gases efeito estufa e contribuir com os objetivos estabelecidos na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP 26), do Acordo de Paris.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente no Brasil, tal acordo busca ressaltar a relevância da criação de oportunidades bilaterais de investimentos em projetos verdes de tratamento de resíduos sólidos, visando à geração de energia limpa e à diminuição das emissões de metano.
Dentro desse contexto, ambos Ministérios indicaram que irão colaborar entre si a partir do compartilhamento de informações, boas práticas e experiências quanto aos mecanismos de mercado para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Finalmente, irão também promover medidas para incentivar que os setores empresariais de seus respectivos países invistam em projetos de mitigação das mudanças climáticas.
O Acordo de Paris é um tratado global, adotado em dezembro de 2015 pelos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, acrônimo em inglês), durante a 21ª Conferência das Partes (COP21).
Esse acordo rege medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020, e tem por objetivos fortalecer a resposta à ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos gerados por essa mudança.
Por meio deste acordo, os governos se comprometeram em agir para manter o aumento da temperatura média mundial abaixo de 2 °C em relação aos níveis pré-industriais e em dedicar esforços para limitar o aumento a 1,5 °C.
As equipes de ESG e Ambiental do Demarest estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que se façam necessárias e fornecer mais informações sobre créditos de carbono e desenvolvimento de negócios sustentáveis.
Fonte: https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/brasil-e-japao-assinam-primeiro-acordo-bilateral-para-fomento-do-mercado-regulado-de-carbono-entre-os-dois-paises[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]