O presente material tem como objetivo apresentar os destaques do ano de 2023 relacionados ao tema de Compliance.
O material foi estruturado a partir de cinco grandes temas de interesse, a saber: Processos Administrativos de Responsabilização; acordos de leniência; compliance e programas de integridade; alterações legislativas e decisões judiciais relevantes; e o que esperar para 2024.
Em 2023, houve uma ampliação da atuação do Poder Executivo Federal, notadamente pela Controladoria-Geral da União (“CGU”), na instauração de Processos Administrativos de Responsabilização (“PAR”) e aplicação de sanções administrativas por violações à Lei Federal nº 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção”). Ainda, o ano foi marcado pela consolidação do instituto do julgamento antecipado do PAR, que foi regulamentado no município e no estado de São Paulo.
No que se refere aos acordos de leniência, em 2023, observou-se uma redução da quantidade e dos valores dos acordos firmados pela CGU e pelo Ministério Público Federal (“MPF”). Além disso, decisões judiciais reconheceram irregularidades em acordos de leniência e suspenderam seus pagamentos.
No ano de 2023, decisões judiciais relevantes foram proferidas sob a ótica de compliance/anticorrupção, como o acórdão do Tribunal de Contas da União (“TCU”), que determinou a impossibilidade de declaração de inidoneidade contra empresa que teve alteração de seu controle societário. Ademais, o Supremo Tribunal Federal (“STF”) validou o uso de colaborações premiadas no âmbito de ações de improbidade administrativa.
Por fim, para 2024, espera-se um avanço na cooperação entre as autoridades para o combate à corrupção e fomento às iniciativas de compliance e ESG, assim como um aumento no uso de ferramentas de inteligência artificial no contexto de investigações corporativas.
Sócios Relacionados
Advogados Relacionados
Victoria Teles Manhaes Barreto Arcos
Gabriela Revoredo Pereira da Costa
Heitor Segura de Araújo
Bárbara Monteiro de Souza
Guilherme Ramos
Beatriz Lazzaro Soares