Insights > Perspectivas

Perspectivas

Dia do Advogado e as projeções para a profissão

11 de agosto de 2022

Em 11 de agosto celebramos o Dia do Advogado. A data remete à criação, em 1827, das duas primeiras faculdades de direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP) e a Faculdade de Direito de Olinda (PE).

Este ano, a comemoração tem ingredientes especiais trazidos por toda a transformação social e tecnológica impulsionada pelos anos de pandemia de covid-19. Reuniões à distância, trabalho remoto, novos desafios para praticamente todos os setores da economia. Manter-se atualizado neste cenário é certamente um dos principais desafios.

Estamos próximos do ponto de inflexão? Do que será composto o futuro da advocacia, mais além, como será o advogado do futuro?

Foi o que perguntamos aos nossos advogados juniores e aos nossos advogados seniores, que, movidos pelos pontos de vista de dois extremos de uma carreira no mercado jurídico, trouxeram perspectivas diversas, mas que se encontram justamente na linha de projeção do Demarest e de suas metas enquanto escritório de advocacia consolidado e disruptivo.

 

Dia do Advogado: enfrentar o hoje para chegar ao amanhã

Para nosso managing partner, Paulo Rocha, o medo do desconhecido e do fracasso é um sentimento comum em muitos, mas é preciso reconhecer que a única constante nos dias de hoje é a mudança.

“Abraçar as mudanças é necessário para nos tornarmos advogados e escritórios do futuro. Mudanças fazem parte de qualquer profissão, mas as mudanças recentes experimentadas com a pandemia talvez sejam as mais significativas da história dessa carreira tão antiga. A inovação e a adoção de tecnologias disruptivas vão mudar a forma como os serviços jurídicos são prestados, assim como nossas práticas. Seremos advogados mais diversos, capazes de nos adaptar a situações diferentes e mais criativos, focados em entregar valor sob medida aos nossos clientes”.

 

Como será o advogado do futuro?

Para Carlos Eduardo Orsolon, sócio da área de tributário, o advogado do futuro é aquele que não apenas aplica a lei, mas que sabe ler a realidade, entender as novas tecnologias e os novos desafios que surgem. “Ele sabe aplicar a legislação, que muitas vezes está defasada, considerando a velocidade do desenvolvimento das relações humanas e das relações entre as coisas. Nosso escritório, considerando a multidisciplinaridade de áreas que possuem interação entre elas, é o ambiente perfeito para que esse advogado do futuro possa desenvolver plenamente suas novas competências”.

 

Laura Pelegrini, advogada da área de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Saúde Complementar, diz que a “flexibilidade e a versatilidade serão cada vez mais importantes características para o sucesso profissional do advogado”. 

 

 

 

Estagiário da área de Compliance do Demarest, Eliezivaldo Junior, será protagonista desse futuro imagino e se vê atuando como um profissional referência, com conhecimento técnico para oferecer as diversas funções jurídicas. “Para além disso, quero ser também um profissional humano e sensível às necessidades da sociedade e, iniciar a carreira no Demarest tem contribuído para que eu alcance esses objetivos, afinal, é um escritório com mais de setenta anos de idade, referência no mercado, tanto em São Paulo quanto no Brasil. Principalmente, um escritório comprometido com o social. Acredito que estou no lugar certo, que com certeza tem contribuído e muito pra eu alcançar os meus objetivos profissionais”.

 

Já para Manoella Dourado, estagiária da área Trabalhista, além da dedicação, as primeiras skills que lhe vem à cabeça são o senso de ética e o aprimoramento contínuo. “Ser estagiária aqui no Demarest é receber um grande incentivo para alcançar essa advogada do futuro, porque estou sempre rodeada por profissionais extremamente qualificados, mas que também são acolhedores, bem como de uma equipe integrada. Poder me desenvolver aqui enquanto pessoa e profissional, fará total diferença para que no futuro eu possa ser tão incrível como essas pessoas que convivo e me espelho”, conclui. 

 

 


Áreas Relacionadas

Compartilhar