Insights > Boletins

Boletins

Boletim de Energia | nº13 – Agosto 2023

6 de setembro de 2023

Com o objetivo de manter nossos clientes informados sobre o atual cenário dos principais setores de energia e recursos naturais em nosso país, apresentamos o nosso Boletim de Energia.

Este canal de informação é o resultado da unificação dos nossos boletins de Petróleo & Gás e de Energia Elétrica, pensado no contexto da transição energética que vem sendo mirada no País, para ser uma fonte completa de informações sobre o dinâmico mercado de energia brasileiro nos setores de petróleo, gás natural, energia elétrica e energias renováveis. 

Boa leitura!

Este boletim tem caráter genérico e informativo, não constituindo opinião legal para qualquer operação ou negócio específico. Para mais informações, entre em contato com nossos advogados.

 

Petróleo e Gás

DESTAQUES

Brasil registra recorde na produção de petróleo e gás natural em junho

Em 01 de agosto de 2023, a Agência Nacional do Petróleo (“ANP”) divulgou o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural referente ao mês de junho de 2023, que consolida dados da produção nacional. No mês em questão, foi produzido um total de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d), sendo 3,367 milhões de barris por dia (MMbbl/d) de petróleo e 152,258 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d) de gás natural. Dessa forma, essa é a maior produção total já registrada, superando a de fevereiro de 2023, quando foram produzidos 4,183 MMboe/d.

Com relação à produção de petróleo, houve aumento de 5,2% em comparação com o mês anterior e de 19% em relação a junho de 2022, tornando este o maior volume de produção de petróleo já registrado. Já a produção de gás natural aumentou 5,4% em relação a maio de 2023, e 14,6% em comparação com junho de 2022, atingindo, também, o maior volume já registrado, superando o de outubro de 2022, quando foram produzidos 149 MMm³/d.

Notícia da ANP na íntegra.

 

Gás natural: ANP fará consulta e audiência sobre questões relacionadas à contratação do serviço de transporte em gasodutos

Em 03 de agosto de 2023, a diretoria da ANP aprovou a realização de consulta e audiência públicas sobre a simplificação do processo de oferta e contratação de capacidade em gasodutos existentes, e sobre o processo de chamada pública para estimar a demanda e contratar a capacidade correspondente em gasodutos a serem construídos ou ampliados.   

A minuta de proposta faz revisões pontuais nas Resoluções ANP nº 11/2016 e nº 51/2013, que regulam, respectivamente, o processo de oferta e contratação de capacidade de transporte bem como da atividade de carregamento de gás natural. Segundo informado pela ANP, o objetivo é ampliar sua efetividade e agilidade, simplificando os dois processos em questão para que reflitam as reais condições do mercado. Além disso, a revisão visa, ainda, tornar a regulação da ANP aderente à Lei nº 14.134, de 08 de abril de 2021 (Nova Lei do Gás), que ressignificou o conceito de chamada pública, entre outras determinações, e às diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (“CNPE”) nº 3/2022.

Notícia da ANP na íntegra.

 

Oferta Permanente: ANP abre novos ciclos nos regimes de partilha e concessão

Em 17 de agosto de 2023, a ANP publicou os cronogramas do 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (“OPC”) e do 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção (“OPP”).

As sessões públicas de ofertas para os dois ciclos da Oferta Permanente estão previstas para ocorrer em 13 de dezembro de 2023.

No que tange ao 4º Ciclo da OPC, as empresas inscritas têm até o dia 28 de setembro de 2023 para enviarem novas declarações de interesse por setores oferecidos no edital, acompanhadas de garantias de oferta. Os setores de blocos que serão oferecidos no 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão serão divulgados em 16 de outubro de 2023. Após a divulgação, as licitantes inscritas terão até o dia 16 de outubro de 2023 para apresentar novas declarações de interesse, devidamente acompanhadas da garantia de oferta.

Já com relação ao 2º Ciclo da OPP, as sociedades inscritas que tenham interesse em participar da OPP têm até o dia 28 de setembro de 2023 para apresentar declaração de interesse pelas áreas em oferta, acompanhada de garantia de oferta e de documentos de qualificação. A divulgação dos blocos que serão ofertados ocorrerá em 16 de outubro de 2023, de modo que as licitantes inscritas terão até 08 de novembro de 2023 para apresentar novas declarações de interesse, devidamente acompanhadas da garantia de oferta.

Os procedimentos para inscrição e pagamento da taxa de participação estão disponíveis na página da ANP específica para as licitações.

Notícia da ANP na íntegra.

 

ANP debate revisão das regras para controle da qualidade de combustíveis importados

Em 21 de agosto de 2023, a ANP realizou uma audiência pública com o objetivo de debater a revisão da Resolução ANP nº 680/2017, que estabelece as obrigações para o controle da qualidade de combustíveis importados, a serem atendidas por importador e por empresa de inspeção da qualidade credenciada pela ANP, em todo o território nacional. Segundo a ANP, as alterações visam adequar a resolução à nova realidade de mercado, sem prejuízo ao consumidor no que se refere à qualidade dos combustíveis importados.

Os objetivos principais da proposta de revisão da Resolução ANP nº 680/2017 são:

  • Ampliação dos produtos regulados pela norma de controle de qualidade na importação, com a inclusão dos asfaltos, que se somam ao escopo atual: biodiesel, etanol, gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina automotiva, gasolina de aviação, óleo diesel, óleo combustível, querosene de aviação (QAV), querosene de aviação alternativo e diesel verde.
  • Estabelecimento das regras de controle de qualidade para produtos importados por via terrestre, haja vista a falta de infraestrutura laboratorial em fronteiras secas.
  • Harmonização de regras entre as Resoluções ANP nº 680/2017 e nº 859/2021, que dispõem sobre os requisitos para credenciamento das empresas de inspeção da qualidade, responsáveis pelo controle de produtos importados.

O texto consolidado passará por análise jurídica da Procuradoria-Geral Federal (PGF) junto à ANP bem como aprovação da diretoria colegiada da ANP, antes de sua publicação.

Notícia da ANP na íntegra.

 

NOTÍCIAS

ANP debate garantias de descomissionamento em workshop

Em 14 de agosto de 2023, a ANP realizou o “Workshop de Garantias de Descomissionamento”, com o objetivo de esclarecer os critérios mínimos de aceitabilidade e procedimentos de aporte da garantia financeira que assegura o descomissionamento de instalações de produção em campos de petróleo e gás natural (como plataformas).

A Resolução ANP nº 854/2021, que regulamenta as garantias de descomissionamento, estabeleceu um prazo de transição até 02 de outubro de 2023 para adequação do mercado. Portanto, todos os campos em produção no Brasil precisarão entregar essas garantias até a data mencionada. Os campos que passaram por cessão de contratos são a única exceção, os quais precisaram apresentar a garantia no ato da cessão, mesmo durante o período de transição.

Notícia da ANP na íntegra.

 

ANP atualiza agenda regulatória

Em 21 de agosto de 2023, a Agenda Regulatória da ANP 2022-2023 teve sua terceira atualização semestral aprovada durante reunião de diretoria realizada em 17 de agosto de 2023. Conforme noticiado pela ANP, foram executados 54% do que estava previsto na agenda, que é composta por 83 ações regulatórias, distribuídas em cinco temas principais:

1) Exploração e produção

2) Movimentação de petróleo, derivados, gás natural e biocombustíveis

3) Produção de derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis

4) Abastecimento, fiscalização do abastecimento e qualidade de produtos

5) Temas transversais

As ações regulatórias englobam tanto novos assuntos como a revisão de normas já existentes.

Notícia da ANP na íntegra.

 

ANP debate novo modelo de seguro garantia para descomissionamento em audiência pública

Em 22 de agosto de 2023, a ANP realizou audiência pública para debater a revisão do modelo de seguro garantia utilizado em operações de descomissionamento de instalações de exploração e produção de petróleo e gás natural, em face da necessidade de adaptação à nova regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (“Susep”) sobre o assunto.

A alteração no modelo de seguro garantia foi aprovada no último dia 07 de junho de 2023 pela diretoria da ANP e publicada na Resolução ANP nº 925/2023. A urgência na publicação, antes da abertura da consulta pública, foi necessária porque, após a entrada em vigor da Circular Susep nº 662/2022, passou a não ser mais possível a emissão de seguro garantia como constava, até então, na Resolução ANP nº 854/2021.

Com a alteração publicada, o prazo para que as empresas apresentem garantias financeiras que assegurem o descomissionamento foi prorrogado por 90 dias, passando de 30 de junho de 2023 para 02 de outubro de 2023. As seguradoras, por sua vez, já podem emitir novas apólices de seguro, em plena conformidade com as mais novas regulamentações da Susep.

As sugestões recebidas na consulta e audiência serão avaliadas pela área técnica da ANP. O texto consolidado passará por análise jurídica da PGF, junto à ANP, bem como por aprovação da diretoria colegiada da ANP, antes de sua publicação.

Notícia da ANP na íntegra.

 

ANP aprova Estatuto do Conselho de Usuários Representante dos Carregadores

Em 31 de agosto de 2023, a diretoria colegiada da ANP aprovou o Estatuto do Conselho de Usuários Representante dos Carregadores de Gás Natural. O Conselho de Usuários tem a finalidade de monitorar o desempenho, a eficiência operacional e os investimentos dos transportadores de gás natural. Assim sendo, conforme descrito em seu Estatuto, buscará conhecer, acompanhar, monitorar, contribuir, manifestar-se e informar à ANP sobre os diversos temas associados à atividade de transporte de gás natural.

A figura do Conselho de Usuários foi criada pela nova Lei do Gás (Lei nº 14.134/2021), a qual estabeleceu que caberia aos carregadores de gás natural a constituição desse Conselho, reservando à ANP a função de aprovar a sua estrutura de governança.

Notícia da ANP na íntegra.

 

Energia Elétrica +

DESTAQUES

Criada Comissão Especial para apreciar PL nº 414/2021

Em 09 de agosto de 2023, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, autorizou a criação de uma Comissão Especial para analisar o Projeto de Lei nº 414/2021 (“PL nº 414/2021”), que visa aprimorar o modelo regulatório e comercial do setor elétrico.

Em paralelo, a proposta de um novo projeto de lei ou alterações ao PL nº 414/2021 vem sendo discutida para endereçar temas relevantes do setor.

Notícia da Câmara dos Deputados na íntegra.

 

Novo PAC com investimentos no setor de energia

Em 11 de agosto de 2023, o Governo Federal lançou nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com previsão de investimento em setores de infraestrutura. Com o programa, estimam-se investimentos de mais de R$ 540 bilhões no setor de energia em programas de transição e segurança energética. Dentre os seus “subeixos”, destacamos:

Subeixo Investimento Objeto do investimento
Geração de Energia R$ 75,7 bilhões Fontes renováveis
Transmissão de Energia R$ 87,8 bilhões Construção de novas linhas de transmissão (acréscimo de 15% sobre os ativos existentes)
Eficiência Energética R$ 1,8 bilhões Incentivo às Parcerias Público Privadas (PPPs) para modernização da iluminação pública
Luz para Todos R$ 13,6 bilhões Universalização do acesso à energia nas regiões Norte e Nordeste
Combustíveis de baixo carbono R$ 26,1 bilhões Investimentos em ecocombustíveis e estudos para transição energética

Notícia do PAC na íntegra.

 

Cronograma de leilões de transmissão

Em 21 de agosto de 2023, o Ministério de Minas e Energia (“MME”) publicou a Portaria Normativa nº 67/GM/MME/2023, que estabeleceu o cronograma de licitações para concessão do serviço público de transmissão de energia. As datas serão publicadas até 31 de dezembro de 2023.

Para a autorização da licitação, as instalações da Rede Básica, com transformadores de potência com tensão primária igual ou superior a 230 kV, tensões secundária e terciária inferiores a 230 kV, bem como conexão e demais equipamentos ligados a terciário, deverão celebrar o Contrato de Uso do Sistema de Transmissão (“CUST”) nos prazos abaixo:

Leilão de Transmissão Sessão Pública Data Limite para Celebração do CUST
2º/2023 Dezembro/2023 Não se aplica
1º/2024 Março/2024 15 de setembro de 2023
2º/2024 Setembro/2024 15 de março de 2024
1º/2025 Março/2025 13 de setembro de 2024
2º/2025 Setembro/2025 14 de março de 2025

Notícia do MME na íntegra.

 

ONS apresenta documento técnico com informações sobre “apagão”

No dia 15 de agosto de 2023, ocorreu uma interrupção do fornecimento de mais de 22 mil MW de energia em 25 estados do Brasil e no Distrito Federal, que iniciou com o desligamento da linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II.

O documento apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (“ONS”) possui informações técnicas sobre a ocorrência do evento. A avaliação detalhada da ocorrência, incluindo informações sobre a causa raiz, sequência de eventos, recomendações e providências, será apresentada no Relatório de Análise de Perturbação (RAP).

Notícia do ONS na íntegra.

 

 

NOTÍCIAS

Aneel aprova edital do segundo leilão de linhas de transmissão

Em 01 de agosto de 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (“Aneel”) aprovou o edital do segundo leilão de linhas de transmissão. O certame colocará em contratação 3 lotes de instalações de transmissão, totalizando 4.471 km de linhas de transmissão e 9.840 MW em capacidade de transformação de subestações, localizados nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. A expectativa é de que os empreendimentos atinjam o montante de R$ 21,7 bilhões em investimentos e gerem cerca de 36.900 empregos. O leilão ocorrerá em 15 de dezembro de 2023.

Notícia da Aneel na íntegra.

 

ONS recebe solicitações acerca do “Dia do Perdão”

Após publicação da Resolução Normativa Aneel (“REN”) nº 1.065/2023, que trata dos requisitos e procedimentos relativos ao mecanismo excepcional para tratamento de outorgas de geração, bem como dos CUSTs celebrados por centrais geradoras, o ONS publicou notícia sobre o tema em 01 de agosto de 2023.

Conforme notícia publicada pelo ONS, foram recebidos 351 pedidos de adesão dos agentes à REN, que representam 14,7 GW, sendo 11 GW para anistia (possibilidade de rescindir o CUST com menor ônus), e 3,7 GW para regularização (que permite, principalmente, ajustar o cronograma de implantação da usina). A maioria dos projetos objeto dos pedidos é de fonte solar, conforme dados abaixo:

Fonte – ONS

Notícia do ONS na íntegra.

Veja a lista de solicitantes na íntegra.

 

MME assina ordem de serviço para ligação de Roraima ao SIN

Em 04 de agosto de 2023, o MME assinou ordem de serviço que permitirá a conexão do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Conforme notícia do MME, “espera-se que a interligação reduza o montante da energia térmica gerada no estado, diminuindo os custos do suprimento de energia elétrica. Com o andamento das obras, serão atualizados os estudos de planejamento da operação, considerando o balanço da oferta e da demanda”.

Notícia do MME na íntegra.

 

Programa “Luz para Todos” é relançado

Em 07 de agosto de 2023, foi publicado o Decreto nº 11.628, que dispõe sobre o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica (“Luz para Todos”) com o objetivo de fornecer energia elétrica à população do meio rural, que reside em regiões remotas da Amazônia Legal e não possui acesso ao sistema de distribuição de energia.

Dentre os objetivos do programa, destacamos: (i) democratizar e possibilitar o acesso e o uso da energia elétrica à população por meio de extensão de redes de distribuição de energia e sistemas isolados de geração; (ii) reduzir as desigualdades sociais e a pobreza energética; e (iii) proporcionar a descarbonização energética da Amazônia Legal, utilizando fontes de energia limpa e renovável para a geração de energia elétrica.

Notícia do Decreto nº 11.628 na íntegra.

 

Decreto altera estrutura e funcionamento do CNPE

Em 07 de agosto de 2023, foi publicado o Decreto nº 11.629, que alterou alguns dispositivos acerca da estrutura e funcionamento do Conselho Nacional de Política Energética (“CNPE”), órgão de assessoramento ao presidente do Brasil para elaboração de políticas e diretrizes voltadas ao setor de energia. A seguir, destacamos algumas das alterações, que tratam da importação de energia:

  • Passou a ser competência do CNPE a definição e o estabelecimento de políticas nacionais de integração do sistema elétrico e de integração eletroenergética com outros países;
  • Passou a ser competência do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) a deliberação sobre diretrizes e condições de importação de energia elétrica; e
  • Incluiu a definição do termo de “Agente Importador” ao Decreto nº 7.246/2023, conceituado como “agente do setor elétrico que importe energia elétrica, mediante autorização específica, e seja titular de concessão, permissão ou autorização de geração ou comercializador”.

Notícia do Decreto nº 11.629 na íntegra.

 

Aneel apresenta ARR das normas sobre limites do PLD e da TEO

Em 09 de agosto de 2023, a Aneel publicou a Nota Técnica nº 68 /2023-SGM/Aneel, que apresentou o relatório de Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) das normas aplicáveis aos limites máximo e mínimo do Preço de Liquidação das Diferenças (“PLD”) e da Tarifa de Energia de Otimização (“TEO”), tema regulamentado pela REN nº 1032/2022.

Os principais achados da análise foram os seguintes:

  • PLD máximo estrutural: sua formação e valor foram capazes de assegurar a solvência para o mercado de energia, ao mesmo tempo endereçando os custos do serviço de segurança de suprimento;
  • Conciliação entre o PLD máximo estrutural e o PLD máximo horário: é necessário aperfeiçoar essa sistemática, pois a dinâmica atual não conseguiu prover variabilidade de preços no horizonte diário;
  • PLD mínimo: sua metodologia está adequada, sendo capaz de assegurar remuneração uniforme aos agentes de mercados;
  • TEO: sua base de dados de suporte é antiga, o que merece atenção regulatória; e
  • Estrutura de custos da TEO Itaipu: o seu exame apontou para a conformidade de sua natureza com as definições consagradas de custo variável, portanto, permanece elegível a metodologia de formação de PLD mínimo.

Nota Técnica nº 68/2023-SGM/ANEEL.

 

Publicado decreto sobre Programa “Energias da Amazônia”

Em 17 de agosto de 2023, foi publicado o Decreto nº 11.648, que instituiu o Programa “Energias da Amazônia”. O programa em questão tem como objetivo: (i) reduzir a geração de energia elétrica por meio de combustíveis fósseis e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa; (ii) contribuir para a qualidade e a segurança do suprimento de energia elétrica; e (iii) reduzir estruturalmente os dispêndios da Conta de Consumo de Combustíveis.

Notícia do Decreto nº 11.648 na íntegra.

 

Renováveis e Outras Fontes de Energia 

DESTAQUES

BNDES amplia recursos destinados aos biocombustíveis para R$ 3,5 bi

Em 01 de agosto de 2023, o Banco Nacional do Desenvolvimento (“BNDES”) aprovou acréscimo de R$ 1,5 bilhão para o programa RenovaBio, ampliando para R$ 3,5 bilhões os recursos disponíveis para o setor de biocombustíveis. Segundo noticiado, o objetivo da medida é atender à demanda do setor de biocombustíveis por créditos de Ambiental, Social e Governança (“créditos ESG”) até o final de 2024.

O convênio prevê o apoio direto por meio de créditos ESG para o setor de biocombustíveis, no âmbito do RenovaBio, com incentivo à melhoria da eficiência energético-ambiental e da certificação da produção.

O banco em discussão projeta uma melhoria no desempenho energético-ambiental nas operações já contratadas. Segundo o BNDES, o conjunto de usinas apoiado terá capacidade de produzir biocombustíveis capazes de evitar emissões de 3,4 milhões de toneladas de carbono por ano, volume 14% superior ao verificado na contratação das operações.

Notícia do BNDES na íntegra.

 

Novo PAC mira em combustíveis de baixo carbono para promoção da transição energética

Em 11 de agosto de 2023, o Governo Federal lançou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (“Novo PAC”), com R$ 540,3 bilhões de investimentos em Transição e Segurança Energética. O valor mencionado será dividido em sete subeixos, sendo eles:

  1. Geração de energia
  2. Luz para todos
  3. Transmissão de energia
  4. Eficiência energética
  5. Petróleo e gás
  6. Pesquisa mineral
  7. Combustível de baixo carbono

O Novo PAC também reconhece o protagonismo dos combustíveis de baixo carbono para a transição energética e a redução dos impactos nas mudanças climáticas globais. Segundo noticiado, a nova versão do programa estima R$ 26,1 bilhões para o setor, com a maior parte dos investimentos concentrada entre 2023 e 2026 (R$ 20,2 bilhões). Após 2026, a projeção é de R$ 5,9 bilhões.

Entre estatal e privado, os recursos para o setor serão destinados para a promoção do biorrefino 100% sustentável; coprocessamento de combustível fóssil e renovável; etanol de segunda geração; captura direta de CO2; biometano e estudos para a transição energética.

Além disso, o Novo PAC também induz investimentos em biocombustíveis para ampliar ainda mais a matriz energética nacional, de forma a priorizar projetos que gerem empregos verdes e desenvolvimento tecnológico em bases sustentáveis, impulsionando a nova industrialização e priorizando a bioeconomia.

Notícia do Governo Federal na íntegra.

 

BNDES obtém US$ 500 mi do China Development Bank para investimentos em energia e economia verde

Em 22 de agosto de 2023, o BNDES consolidou uma parceria estratégica com o China Development Bank (CDB) ao assinar um contrato de empréstimo de U$ 500 milhões durante a 15ª Cúpula do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) na África do Sul.

Segundo informado pelo banco em questão, os recursos – que contam com um prazo de até três anos para pagamento –, serão utilizados como parte do orçamento de investimentos do BNDES para operações de financiamento nas linhas já disponibilizadas pelo banco aos clientes finais, o que inclui a promoção do comércio bilateral entre Brasil e China. Os investimentos poderão ser realizados em diversos setores, como petróleo e gás, agenda ESG, mudança climática e desenvolvimento verde, alta tecnologia, entre outros.

Notícia do BNDES na íntegra.

 

Brasil terá mais de R$ 200 mi em investimentos para pesquisa sobre hidrogênio de baixa emissão de carbono

Em 24 de agosto de 2023, foi lançado pelo Ministério de Minas e Energia (“MME”) o Plano de Trabalho Trienal 2023-2025 do Programa Nacional do Hidrogênio (“PNH2”). Dentre as ações prioritárias do plano, estão o aumento em quase 7 vezes dos investimentos anuais em pesquisa, bem como o desenvolvimento e a inovação em hidrogênio de baixa emissão de carbono. Como resultado das ações propostas no plano, os investimentos passarão de R$ 29 milhões em 2020 para R$ 200 milhões ao ano a partir de 2025.

Conforme informado pelo ministro Alexandre Silveira na ocasião do lançamento, o MME, na condição de coordenador do PNH2, está trabalhando também na definição de um marco legal-regulatório nacional para o hidrogênio com os demais ministérios participantes do programa em questão para apresentação ao Congresso Nacional.

A publicação contempla um total de 65 ações para os próximos 3 anos relacionadas ao hidrogênio, das quais 32 já estão em execução. Dentre os objetivos do plano, destaca-se a ampliação do acesso ao financiamento competitivo com os bancos de desenvolvimento para viabilizar projetos em larga escala.
Notícia do MME na íntegra.

 

Governo do Ceará adere ao Pacto do Hidrogênio Renovável

Em 09 de agosto de 2023, o Governo do Ceará, junto à Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica), Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK), aderiu ao Pacto do Hidrogênio Renovável com o fito de produzir, desenvolver e viabilizar economicamente a questão do Hidrogênio Verde no estado.

Notícia sobre o Pacto do Hidrogênio Renovável na íntegra.

 

Planta para produção de hidrogênio verde é criada pela COPPE/UFRJ

Em 11 de agosto de 2023, a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) produziu uma planta-piloto para a produção de hidrogênio verde a partir da eletrólise da água, utilizando apenas energia fotovoltaica.

Notícia do COPPE/UFRJ na íntegra.

 

Compass faz parceria com a OrizonVR para produção de biometano

Em 14 de agosto de 2023, a Compass Gás e Energia S.A. publicou fato relevante aos seus investidores para comunicar a aquisição de participação societária no capital da empresa Biometano Verde Paulínia (“NewCo”), companhia controlada pela empresa Orizon Valorização De Resíduos S.A. A parceria visa ao desenvolvimento de planta de purificação de biometano pela NewCo, com produção de até 180 metros cúbicos por dia, a partir do biogás gerado em aterro de propriedade da Orizon, que será adquirido pela Compass Comercialização.

Notícia do fato relevante na íntegra.    

 

NOTÍCIAS

Criada Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis

Em 01 de agosto de 2023, segundo notícia publicada pela editora Brasil Energia, foi criada a Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (“ABHIC”). Segundo informado, a entidade busca o fomento do mercado de hidrogênio e combustíveis sustentáveis, e tem o propósito de implementar e otimizar as condições de mercado, tecnológicas e regulatórias do segmento, cujo potencial de investimentos no Brasil é de US$ 200 bilhões nos próximos 20 anos, de acordo com projeção da McKinsey & Company.

A entidade criada atuará na representação de interesses setoriais junto ao poder público, incluindo órgãos do Poder Executivo e Legislativo, agências reguladoras, empresas nacionais e internacionais, e instituições acadêmicas. Além disso, a ABHIC mira intensa atuação no sentido de trazer as principais práticas do mercado global para o Brasil.

Conforme noticiado, a ABHIC reunirá empresas de todo o país e de toda a cadeia de produção do hidrogênio, em especial dos segmentos de energia, transportes, petróleo, siderurgia e químicos, entre outros.

Notícia da Brasil Energia na íntegra.

 

BNDES prepara plano de ao menos R$ 50 bi para financiar projetos de transição energética

Segundo notícia veiculada em 01 de agosto de 2023, o BNDES prepara um plano para financiar, com subsídio, grandes projetos de transição energética. Conforme informado, o foco será em projetos de hidrogênio verde, eólicas offshore, combustíveis de baixo carbono, combustível sustentável de aviação, bem como a troca de frotas de transporte público por ônibus elétricos.

O BNDES também discute com o Ministério da Fazenda (MF) formas de irrigar o fundo, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e que tem o banco em questão como agente financeiro. Uma das soluções pode ser a emissão de títulos verdes no mercado internacional, os chamados green bonds.

Notícia do BNDES na íntegra.

 

Câmara dos Deputados vai focar em energias renováveis no segundo semestre de 2023

Conforme noticiado pelo Valor Econômico em 08 de agosto de 2023, três temas estão no radar da Câmara dos Deputados: a regulamentação do mercado de carbono e das eólicas offshore, bem como um marco legal sobre o hidrogênio verde.

Com a reforma tributária aprovada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), definiu que a “pauta verde” terá prioridade dos deputados até o final de 2023. O tema do hidrogênio verde já tem uma comissão especial instalada desde o mês de maio para tentar unificar os diversos projetos protocolados.

O marco regulatório das eólicas offshore foi aprovado pelo Senado em 2022 e atualmente está na Câmara dos Deputados. Segundo o relator indicado, o deputado Zé Vitor (PL-MG), ainda falta decidir se o projeto irá ater-se à questão das eólicas ou se tratará de energias renováveis como um todo.

Notícia do Valor Econômico na íntegra.

 

Publicada portaria voltada ao uso do biodiesel

Em 09 de agosto de 2023, foi publicada Portaria Interministerial MME/MDA nº 2/2023, que dispõe sobre mecanismos para atendimento às metas de fomento e aquisições provenientes do Selo Biocombustível Social (“SBS”) para as regiões Norte, Nordeste e Semiárido.

O SBS, uma identificação atribuída pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (“MDA”), é conferido a cada unidade industrial de produção de biodiesel que satisfizer os critérios estipulados. A concessão é dada aos produtores que demonstrarem compromisso com a inclusão de Agricultores Familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Conforme noticiado, a medida fez parte do cronograma de trabalhos desenvolvidos pela equipe do MME e MDA, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em cumprimento ao estabelecido pela Resolução CNPE nº 3/2023, que definiu metas de participação dessas regiões, no âmbito do SBS, de pelo menos 10% em 2024, 15% em 2025, e 20% a partir de 2026.

As pastas ressaltam que o incremento ao fomento e aquisições provenientes do SBS para essas regiões é apenas a primeira medida de reestruturação e fortalecimento desse importante instrumento da política pública do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Notícia do MME na íntegra.

 

Energia eólica representa mais de 80% da capacidade instalada em julho de 2023

Em 10 de agosto de 2023, segundo notícia publicada pela editora Brasil Energia, a energia eólica liderou o avanço na geração de energia elétrica no Brasil em julho de 2023, correspondendo a mais de 80% da expansão da capacidade instalada, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (“Aneel”). No mês de referência, o setor registrou um acréscimo significativo de 525,5 MW à capacidade instalada, dos quais 421,2 MW foram provenientes de 18 novas usinas eólicas, sendo 7 delas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. Além disso, a Paraíba também apresentou um progresso, com a instalação de 104,5 MW em 3 unidades eólicas.

Adicionalmente, foram incorporadas 2 usinas solares fotovoltaicas (93,6 MW), 2 termelétricas (10,0 MW) e 2 pequenas centrais hidrelétricas (0,7 MW). Até o final do mês, a matriz elétrica brasileira já havia aumentado em 5.673,9 MW.

A Aneel também registrou a entrada em operação comercial de 176 usinas, sendo 79 eólicas (2.713,8 MW), 61 solares fotovoltaicas (2.295,1 MW), 25 termelétricas (531,4 MW), 8 pequenas centrais hidrelétricas (122,2 MW) e 3 centrais geradoras hidrelétricas (11,4 MW). As usinas solares e eólicas representam, juntas, 88,3% da capacidade anual instalada.

Notícia da Brasil Energia na íntegra.

 

 

OPORTUNIDADES

CONTRATAÇÃO DA PETROBRAS

DESCRIÇÃO  PRAZO DE CONTRIBUIÇÃO CÓDIGO / OBSERVAÇÕES
Afretamento de Embarcações do tipo SDSV e Serviços Técnicos Especializados 18/09/2023
17:00
7004114860
FPSO para SEAP-I – Afretamento e Prestação de Serviços 30/10/2023
14:30
7004032918
FPSO para SEAP-II – Afretamento e Prestação de Serviços 30/10/2023

12:00

7004032955
Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18.09.2023

17:00

7004099562
Afretamento de Embarcações do tipo AHTS e Serviços Técnicos Especializados 2023 11/09/2023
17:00
7004109171
Afretamento de Embarcações do tipo RSV e Serviços Técnicos Especializados 11.08.2023

14:30

7004116354
Afretamento e Prestação de Serviços de Operação de FPSO – Revit de Albacora 25/09/2023

17:00

7003888184
PLSV 2023 – B3 EE – AUP-2 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 15/09/2023

12:00

7004166827
PLSV 2023 – Lote B4 EE – ARP-2 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167134
PLSV 2023 – Lote C1 EE – AUP-3 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167135
Afretamento de dois helicópteros para a UN-AM 05/09/2023

17:00

7004149699
Afretamento e Prestação de Serviços de Operação de FPSO – Revit de Barracuda e Caratinga 18/03/2024

12:00

7004050042
PLSV 2023 – A1 EE – AR 500 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 06/09/2023

17:00

7004159660
PLSV 2023 – A2 EE – ARA – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 06/09/2023

17:00

7004159942
PLSV 2023 – B1 EE – AUP-1 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 06/09/2023

17:00

7004159942
PLSV 2023 – B2 EE – ARP-1 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 06/09/2023

17:00

7004160053
PLSV 2023 – Lote C2 EE – AUP-2 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167179
PLSV 2023 – Lote D1 EE – AUP-0 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167180
PLSV 2023 – Lote D2 EE – ARP-0 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167181
PLSV 2023 – Lote D3 EE – AUP-1 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167182
PLSV 2023 – Lote D4 EE – ARP-1 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167313
PLSV 2023 – Lote D5 EE – AUP-2 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167314
PLSV 2023 – Lote D6 EE – ARP-2 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167315
PLSV 2023 – Lote D7 EE – ARA – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167316
PLSV 2023 – Lote E1 EE – AUP-3 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167317
PLSV 2023 – Lote E2 EE – AUP-2 – 7004099562 – Afretamento de Embarcações do tipo PLSV e Serviços Técnicos Especializados 2023 18/09/2023

17:00

7004167318
Afretamento e Prestação de Serviços de Operação de uma Sonda Marítima Ancorada 18/09/2023

12:00

7004132458
Serviços de telecomunicações – estação rádio INMARSAT C para os navios 29/09/2023

12:00

7004126209
Serviço Móvel Global por Satélite e Locação de Terminais Portáteis e Fixos de Telefonia e de Banda Larga Via Satélite. 15/09/2023

17:00

7004149563
Serviços de EPC – Engineering, Procurement and Construction – do Projeto de Revamp da Unidade de Hidrotratamento de Diesel, a ser implementado na Refinaria Henrique Lage – REVAP, no município de São José dos Campos-SP. 23/10/2023

17:00

7004105921


CONSULTAS E AUDIENCIAS PÚBLICAS (ANP)

DESCRIÇÃO  PRAZO DE CONTRIBUIÇÃO CÓDIGO / OBSERVAÇÕES
Obter subsídios e informações adicionais sobre a Resolução ANP nº 928/2023, que alterou a Resolução ANP nº 859/2021, e que trata dos prazos para apresentação dos documentos relativos ao pedido de acreditação das empresas de inspeção da qualidade junto ao Inmetro/Cgcre, de acordo com a NBR ISO IEC 17025. Dia 19/09/2023 Nº 9/2023
Obter contribuições sobre o teor da minuta de acordo entre a ANP e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para estabelecer condições possíveis e necessárias para que o Gasoduto Subida da Serra possa operar de acordo com as legislações federal e estadual, para subsidiar futura deliberação da ANP acerca do referido acordo que poderá ser futuramente firmado. Dia 20/09/2023 Nº 10/2023
Obter contribuições sobre a minuta de resolução que dispõe sobre os requisitos e procedimentos para a acreditação pela ANP de organismos de certificação de conteúdo local de bens e serviços, revogando a Resolução ANP nº 869, de 22 de março de 2022, com o objetivo de aplicar a alternativa normativa disposta no RELATÓRIO DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO nº 02/2022/SCL/ANP-RJ. Dia 27/09/2023 Nº 11/2023
Obter contribuições sobre a minuta de resolução que revisa de forma pontual as Resoluções ANP nº 51/2013 e nº 11/2016, as quais regulamentam a atividade de carregamento de gás natural e o serviço de transporte de gás natural, respectivamente. Dia 02/10/2023 Nº 12/2023


TOMADA DE SUBSÍDIOS (ANEEL)

TIPO DESCRIÇÃO PRAZO DE CONTRIBUIÇÃO
TS nº 09/2023 Obter subsídios para o aprimoramento de propostas para estabelecer diretrizes para programas de ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório) no setor elétrico. 18/09/2023
TS nº 013/2023 Obter subsídios para o aprimoramento regulatório relacionado à análise de projeto básico e de estudos pré-operacionais dos Submódulos 7.3 – Responsabilidades, 7.3 – Procedimental, 7.4 – Responsabilidades, 7.4 – Operacional, 7.13 – Procedimental e 7.15 – Procedimental dos Procedimentos de Rede. 05/10/2023
TS nª 014/2023 Obter subsídios para a elaboração da Agenda Regulatória para o biênio 2024-2025. 13/09/2023


CONSULTAS PÚBLICAS (ANEEL)

CÓDIGO DESCRIÇÃO PRAZO DE CONTRIBUIÇÃO
CP nº 26/2023 Obter subsídios para a definição dos parâmetros de acionamento e dos valores dos patamares das Bandeiras Tarifárias para o ciclo 2023/2024. 06/10/2023
CP nº 27/2023 Obter subsídios acerca da prestação de contas do Quarto Plano de Aplicação de Recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). 13/09/2023

* As datas são expressas aqui como dd/mm/aaaa

** Favor notar que os prazos da tabela acima são constantemente alterados, de modo que os expostos acima correspondem aos divulgados no momento da publicação deste boletim.


O QUE VEM POR AÍ

 

4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão – OPC (ANP)

As empresas inscritas para a OPC têm até 28 de setembro de 2023 para enviarem novas declarações de interesse por setores oferecidos no edital, acompanhadas de garantias de oferta. Os setores de blocos que serão oferecidos no 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão serão divulgados em 16 de outubro de 2023.

Estão previstos no edital da OPC a área com acumulação de gás natural de Japiim e 955 blocos exploratórios localizados em diversas bacias sedimentares.

A sessão pública de apresentação das ofertas está programada para ocorrer em 13 de dezembro de 2023.

2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção – OPP(ANP)
As empresas interessadas em participar da OPP têm até 28 de setembro de 2023 para enviarem novas declarações de interesse por setores oferecidos no edital, acompanhadas de garantias de oferta e dos documentos de qualificação. Os blocos que serão oferecidos no 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão serão divulgados em 16 de outubro de 2023.A sessão pública de apresentação das ofertas está programada para ocorrer em 13 de dezembro de 2023.
Dezembro/2023 – Leilões de Energia Existente “A-1” e “A-2”
Serão realizados pela Aneel.
15 de dezembro de 2023 – Leilão de Transmissão 002/2023

Será realizado pela Aneel.

Acesse a página do leilão aqui.

Março/2024 – Leilão de Transmissão 001/2024
Será realizado pela Aneel.

Julho/2024 – Leilão para Contratação de Reserva de Capacidade
Será realizado pela Aneel.

Agosto/2024 – Leilões de Energia Nova “A-4” e “A-6”
Serão realizados pela Aneel.

Setembro/2024 – Leilão de Transmissão 002/2024
Será realizado pela Aneel.
Outubro/2024 – Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados
Será realizado pela Aneel.

Novembro/2024 – Leilão para Contratação de Reserva de Capacidade
Será realizado pela Aneel.

Dezembro/2024 – Leilões de Energia Existente “A-1” e “A-2”
Serão realizados pela Aneel.

Julho/2025 – Leilão para Contratação de Reserva de Capacidade
Será realizado pela Aneel.

Março/2025 – Leilão de Transmissão 001/2025
Será realizado pela Aneel.
Agosto/2025 – Leilões de Energia Nova “A-4” e “A-6”
Serão realizados pela Aneel.
Setembro/2025 – Leilão de Transmissão 002/2025
Será realizado pela Aneel.
Outubro/2025 – Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados
Será realizado pela Aneel.
Novembro/2025 – Leilão para Contratação de Reserva de Capacidade
Será realizado pela Aneel.
Dezembro/2025 – Leilões de Energia Existente “A-1” e “A-2”
Serão realizados pela Aneel.

 

Sócios Relacionados

Advogados Relacionados

Arthur Azerêdo Alencar Feitosa

aazeredo@demarest.com.br

Bianca Reis

breis@demarest.com.br

João Raphael Oliveira Aranha

jaranha@demarest.com.br

Laura Isabelle Guzzo

lguzzo@demarest.com.br

Lívia Sousa Borges Leal

lleal@demarest.com.br

Luis Eduardo Ribeiro

lribeiro@demarest.com.br

Oscar Seitti Hatakeyama

ohatakeyama@demarest.com.br

Roberta Coelho de Souza Batalha

rsbatalha@demarest.com.br

Thais Araujo Rato Tarelho

ttarelho@demarest.com.br


Áreas Relacionadas

Energia e Recursos Naturais Petróleo e Gás

Compartilhar