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Banco Central divulga estatísticas de pagamentos de varejo e de cartões no Brasil referentes a 2023

5 de junho de 2024

O Banco Central do Brasil (“BC”) publicou, no dia 04 de junho de 2024, as Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões no Brasil, referentes ao ano de 2023, compilando informações e dados que englobam o uso de instrumentos de pagamento no país, o mercado de cartões e os canais de acesso às transações bancárias. A seguir, resumimos as principais informações: 

1. Transações de Pagamento (excluindo dinheiro em espécie): 

  • Em 2023, houve um crescimento significativo nas transações de pagamento, totalizando 108,7 bilhões de transações, especialmente em decorrência do advento do Pagamento Instantâneo Brasileiro (“Pix”).
  • O volume financeiro atingiu R$ 99,7 trilhões, equivalente a cerca de 9,1 vezes o PIB.
  • Isso representou um aumento de 31% na quantidade de transações e 9% no volume transacionado em comparação com 2022.

 

2. Instrumentos de Pagamento: 

  • O uso intenso do Pix impulsionou o crescimento das transações (excluindo dinheiro em espécie), com um aumento de 75% em 2023.
  • O mercado de cartões também expandiu, com crescimento nas modalidades de crédito (12%), débito (5%) e pré-pago (36%).
  • Observou-se crescimento nas transações envolvendo débito direto, transferências intrabancárias e boletos, além de redução no uso de cheques e transferências interbancárias.

 

3. Participação de Mercado: 

  • O Pix representou 39% das transações em 2023, ficando atrás apenas das transações com cartões (41%); contudo, a tendência é de que o Pix tenha uma representação ainda maior em 2024, haja vista que no último trimestre de 2023 já representou 41% da participação de mercado.
  • A participação de boletos caiu de 7% para 5% em comparação com 2022, também em tendência de queda em razão do surgimento do Pix via boleto.

 

4. Canais de Acesso: 

  • Telefones celulares foram o principal canal, representando 82% das transações em 2023.
  • Apesar do crescimento do acesso remoto, os canais presenciais ainda movimentaram cerca de 42% do volume total.

 

5. Ticket Médio: 

  • A Transferência Eletrônica Disponível (TED) teve o maior valor médio por transação (R$ 45.625), seguida pela transferência intrabancária.
  • O Pix teve um valor médio de R$ 409, enquanto os cartões tiveram valores em torno de R$ 80.

 

6. Cartões: 

  • O pré-pago cresceu em 2023, representando 23% das transações com cartões.
  • O ticket médio do pré-pago foi inferior ao dos cartões de crédito e débito, respectivamente de R$ 26, R$ 128 e R$ 61.

 

7. Pagamento parcelado sem juros: 

  • No ano de 2023, aproximadamente 13% de todas as transações com cartão de crédito foram parceladas sem juros; no entanto, essas transações representaram cerca de 48% do valor total transacionado com esse instrumento. 
  • Não houve variação expressiva em relação ao uso do parcelamento no cartão de crédito se comparado ao ano anterior.

 

8. Transações por Aproximação (“contactless”): 

  • O uso de transações contactless aumentou substancialmente, tanto em cartões de crédito quanto de débito, correspondendo, respectivamente, a 32,3% e 38% na quantidade transacionada no último trimestre de 2023.

 

9. Tarifas de Intercâmbio e Taxas: 

  • As Tarifas de Intercâmbio (“TICs”) mantiveram-se estáveis para o crédito, mas caíram para débito e pré-pago, em razão do limite estabelecido para essas TICs, conforme previsto na Resolução BCB nº 246, de 2022.
  • As taxas de desconto no comércio (taxa de desconto ou MDR) também tiveram ligeira redução: de 2,40% para 2,33% no cartão de crédito; de 1,17% para 1,10% no cartão de débito; e de 1,59% para 1,55% no cartão pré-pago.

 

10. Saques: 

  • As operações de saques em espécie diminuíram 27% em quantidade e 5% no volume de recursos sacados em 2023 em comparação com o ano anterior.
  • Essas estatísticas refletem a evolução do cenário de pagamentos no Brasil e destacam a importância do Pix e dos cartões como instrumentos de transação.

 

A equipe de Bancário e Financeiro do Demarest está à disposição para auxiliar clientes e parceiros com os esclarecimentos necessários sobre o tema.

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