Insights > Perspectivas
Perspectivas
Conheça o D Mulheres: o comitê para diversidade de gênero do Demarest
6 de setembro de 2023
Há 75 anos, o escritório de advocacia Demarest oferece serviços de Direito Empresarial, e parte integrante fundamental dessa história são as advogadas e colaboradoras que ajudaram a construí-la. Contudo, a presença feminina no setor jurídico ainda tem muito a crescer.
O D Mulheres foi criado em agosto de 2017 justamente para preencher essa lacuna. Desde então, nossa vertical de promoção da diversidade de gênero no escritório vem sendo decisiva para ampliar a liderança feminina.
As missões do D Mulheres
O compromisso histórico do Demarest com as ações focadas na responsabilidade social levou à criação do D Impacto, um amplo programa que visa a promoção de um ambiente de trabalho mais humano, justo e igualitário. Atualmente, cinco frentes compõem a iniciativa: D Raízes (inclusão racial), D Mais (inclusão LGBTI+), D Ao Redor (fomento da sociedade à nossa volta) e D Pro Bono (trabalhos pro bono para entidades parceiras). Além, é claro, do D Mulheres.
Esta última vem acumulando resultados decisivos em alcançar o ingresso de cada vez mais mulheres no Direito a partir, sobretudo, do suporte ao crescimento de nossas profissionais, da justa distribuição de oportunidades e da ampliação da rede de relacionamento profissional. Ao estender essas ações também às áreas administrativas, o escritório consegue ainda cumprir seu objetivo de promoção da igualdade de gênero no trabalho como um todo.
O Demarest se orgulha de ser um exemplo no que se refere à presença de mulheres no Direito brasileiro: cerca de 40% da liderança jurídica é ocupada por mulheres.
Ações de diversidade de gênero promovidas pelo D Mulheres
Em seus seis anos de história, o D Mulheres já desenvolveu ou participou de diversos projetos para a igualdade de gênero no trabalho, entre eles:
Programa Empresa Cidadã
Em 2018, o Demarest aderiu ao Programa Empresa Cidadã, do Governo Federal, ampliando a licença maternidade de 120 para 180 dias (6 meses) e a licença paternidade de 5 para 20 dias. Um período maior dos pais dentro de casa traz mais segurança e suporte para a mãe, assim como estimula a paternidade ativa.
Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres
Desde 2018, o escritório se compromete com os Princípios do Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. O conjunto de princípios auxilia o D Mulheres a mapear a efetividade das ações em prol da igualdade de gênero em seu quadro funcional.
Fonte: ONU Mulheres
Diagnóstico interno de equidade de gênero
O Demarest contou com uma consultoria externa para realizar um diagnóstico de equidade de gênero seguindo o modelo focus group. O levantamento ajudou a instituição a compreender as principais barreiras e os grandes impulsionadores da carreira feminina no escritório e a guiar o trabalho do comitê.
Ações internas
No ambiente de trabalho, foi desenvolvido o Programa de Mentoria para Liderança Feminina e a Liga D Mulheres, um grupo de afinidade que promove iniciativas para a retenção do talento feminino em todas as fases da carreira.
Frequentemente, são oferecidos treinamentos com foco na equidade de gênero para toda a equipe, além de oferecer às mulheres treinamentos, eventos e uma política afirmativa para o subsídio de cursos para que elas se desenvolvam profissionalmente.
Além disso, o escritório passou por uma readequação para comportar a sala de amamentação.
Participação em ações externas
O Demarest participa da Aliança Jurídica pela Equidade de Gênero, grupo lançado em 2023 que reúne os maiores escritórios full service do Brasil para promover a equidade de gênero no meio jurídico. Além disso, contribui com os projetos Rota VCM, idealizado pelo Instituto Vasselo Goldoni (IVG), e Coalizão Empresarial pelo Enfrentamento da Violência contra Mulheres e Meninas, coordenado pelo Instituto Avon.
Também possui embaixadoras no programa Ganha-Ganha, iniciativa da ONU Mulheres que busca fortalecer o protagonismo das mulheres no setor privado, e realiza trabalhos jurídicos pro bono para ONGs que promovem equidade de gênero.
Organização de eventos
O Demarest ainda participa de diversas publicações, eventos e fóruns para colaboradores, clientes e demais públicos a respeito do tema da igualdade de gênero no trabalho.
Por exemplo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em 2023, foi realizado o webinar “Tecnologia por e para Mulheres”. Abordou-se como a inclusão de mulheres no setor tecnológico pode trazer soluções inovadoras, bem como promover a equidade de gênero. O encontro contou com Fabiana Schurhaus, do IBM, Cristina Castro, do Instituto Gloria, e Tatiana Campello, a sócia e líder do D Mulheres.